Em nota oficial a Prefeitura de Confresa publicou um decreto (Nº 021/2025) concedendo feriado municipal e ponto facultativo no dia de ontem e de hoje (28 e 29), em comemoração ao aniversário de 47 anos de fundação da cidade.
A Assessoria da Prefeitura dá conta de que nesses dois dias os atendimentos presenciais, assim como em todas as secretarias municipais estão suspensos, retornando à normalidade na quarta-feira (30).
A Assessoria de Comunicação destacou em nota que esta data comemorativa marca a trajetória de quase meio século de fundação da cidade, “que celebra o esforço e a determinação de seu povo. É o orgulho de um povo forte, trabalhador e comprometido com o desenvolvimento do nosso município”.
Localizada no extremo nordeste de Mato Grosso, Confresa é considerada uma das principais cidades da região do Araguaia, com forte atuação nos setores do agronegócio, comércio e serviços. Ao longo dos anos, Confresa se consolidou como um polo regional em constante crescimento, conforme publicou o portal Agência de Notícia.
HISTÓRICO
A cidade teve seu início como Vila Tapiraguia e o nome Confresa surgiu a partir da Colonizadora Frenova Sapeva na década de 1970. Em 17 de abril de 1990 tornou-se distrito e 20 de dezembro de 1991 foi elevada à categoria de município.
Sua população, segundo estimativas recentes, é de cerca de 40 mil habitantes, sendo o município mais populoso da microrregião do Norte Araguaia.
A economia de Confresa gira em torno do agronegócio, com destaque à pecuária extensiva e cultivos de soja, milho e arroz, além do comércio de serviços. Seu PIB (Produto Interno Bruto) é estimado em cerca de 1,5 bilhão de reais.
O município abriga, entre outros, o frigorífico do Grupo JBS, unidades de armazenamento de grãos, além de multinacionais do agronegócio. A cidade apresenta crescimento expressivo nos últimos anos no setor imobiliário, agronegócio e logística.
Confresa possui unidades do IFMT (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso), além de extensão da Unemat (Universidade Estadual de Mato Grosso) e do Cefapro (Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica).
www.semana7.com.br