O deputado estadual Thiago Silva (MDB) destacou em reunião na Assembléia Legislativa (01) a urgência de políticas públicas estaduais que garantam o acesso à água potável para pequenos produtores rurais. A cobrança, que inclui a perfuração de poços artesianos e outras iniciativas, visa não apenas suprir a necessidade básica de consumo, mas também impulsionar a produção agrícola, pecuária e gerar renda para as famílias que dependem da comercialização de seus produtos.
A falta de acesso à água é um desafio diário enfrentado por muitas comunidades rurais nas regiões sudeste e do Araguaia, impactando diretamente a saúde, a qualidade de vida e a capacidade produtiva. O deputado enfatizou que a perfuração de poços artesianos e a instalação de barraquinhas – pequenas bacias escavadas no solo com o objetivo de captar e armazenar água da chuva – são alternativas viáveis para regiões com escassez hídrica. Essas soluções podem reduzir doenças relacionadas à água contaminada, fomentar a agricultura familiar e permitir a irrigação e a criação de animais.
Thiago Silva reforçou que a medida é essencial para reduzir desigualdades e fortalecer a economia em todas as regiões de Mato Grosso. “Água é vida e também é oportunidade aos agricultores familiares. Queremos transformar a realidade de quem hoje luta contra a seca e a falta de infraestrutura, dando condições para que os mais de 100 mil pequenos produtores prosperem em todas as regiões do nosso estado”, afirmou.
O deputado relembrou que, recentemente, o Estado informou o fechamento da Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat), que era responsável pela perfuração de poços artesianos. “Estamos cobrando o Governo para que esta política hídrica seja direcionada para a Secretaria Estadual de Agricultura Familiar, visando atender urgentemente assentamentos e distritos com perfuração de poços e projetos de irrigação”, finalizou Thiago Silva.