O deputado estadual Thiago Silva tem trabalhado ações, projetos e leis que visam cuidar da saúde mental da população e prevenir casos de suicídio, pautas que ganham ainda mais relevância durante a campanha do Setembro Amarelo “Valorize a vida”.
A divulgação dos dados sobre violência no Brasil pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em 2024 revelou informações alarmantes sobre os casos de suicídio em Mato Grosso. De acordo com o painel de dados, o estado registra, em média, uma morte por suicídio por dia.
Em comparação com os índices nacionais, a situação em Mato Grosso chama ainda mais atenção. Enquanto a taxa de suicídio no Brasil é de 7,58 mortes a cada 100 mil habitantes, o estado apresenta um índice superior, com 8,84 mortes a cada 100 mil habitantes.
Para reverter esta situação alarmante, o deputado Thiago tem se dedicado a criar junto de parceiros, uma rede de proteção efetiva para cuidar da saúde mental da população e realizar atendimento psíquico. Sua atuação resultou na Lei nº 11.377/2021, que criou no estado a Rede de Atenção às Pessoas com Esquizofrenia e demais doenças mentais, uma estrutura que já prestou atendimento psíquico especializado e humanizado para centenas de pessoas. Complementar a isso, o Governo sancionou a Lei do Deputado nº 11.917/2022, que institui a Semana Estadual da Conscientização sobre a Esquizofrenia e demais doenças mentais, combatendo diretamente o estigma e a desinformação que cercam a doença.
Reconhecendo a escola como um espaço fundamental de formação e acolhimento, Thiago Silva foi o autor da Lei nº 11.867/2022, que cria a Semana da Saúde Mental nas escolas, levando informação e abrindo espaço para o diálogo entre crianças e adolescentes. Esse compromisso com as novas gerações avança com a proposta do Programa de Promoção do Direito ao acesso à Saúde Mental pelos Jovens e Adolescentes, o “Cuca Legal”, em tramitação como Projeto de Lei nº 97/2023.
Para transformar as leis em realidade, o deputado viabilizou, por meio de emendas parlamentares e indicações, um aporte financeiro superior a R$ 5 milhões destinados ao Hospital Psiquiátrico Paulo de Tarso, assegurando que a principal unidade de referência no estado tenha condições de oferecer um atendimento de qualidade com melhor infraestrutura e equipamentos.
“Este é um trabalho importante que tem feito a diferença na saúde mental da população, e quero parabenizar o nosso deputado”, disse Leandro Xavier.
Além da atuação legislativa, o mandato do deputado é caracterizado por uma forte atuação em campo. Thiago Silva promoveu o projeto “Pode Falar”, conduzindo palestras em escolas e Igrejas de diversos municípios para orientar a comunidade sobre depressão e prevenção ao suicídio. Thiago também participou ativamente da caminhada “Opção pela Vida” em Rondonópolis, unindo-se à população em um ato público pela valorização da vida. No âmbito do parlamento, promoveu audiências públicas e debates cruciais para discutir o impacto da pandemia na saúde mental dos cidadãos e a saúde mental materna.
“Nosso trabalho tem o princípio de cuidar de vidas. É um compromisso de todos os dias, que exige leis, investimentos e, acima de tudo, empatia. Queremos que cada pessoa em Mato Grosso saiba que ela importa e que não está sozinha. Quem precisar de apoio, nossos parceiros da Rede de Apoio na área de saúde mental está à disposição ou ligue 188 no Centro de Valorização da Vida”, alertou o deputado.
