Universidades privadas de Mato Grosso receberam notas baixas no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), com conceitos entre 1 e 3, enquanto uma instituição de Cáceres, a 220 km de Cuiabá, entrou em processo de supervisão, nessa segunda-feira (19).
Veja abaixo a lista das instituições com pior avaliação no estado:
- Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) e a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em Cáceres, receberam conceito 3.
- A Universidade de Cuiabá (Unic)ficou com conceito 2.
- Já o Centro Universitário Estácio do Pantanal(Unipantanal), também em Cáceres, obteve conceito 1 e passou a integrar a lista de instituições que entrarão em processo de supervisão do MEC.
Segundo o ministério, a supervisão pode resultar em medidas cautelares, que variam conforme a gravidade do caso. Entre as possíveis sanções estão a redução de vagas e a suspensão do acesso a programas federaisde financiamento estudantil, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Em contrapartida, as universidades federais de Mato Grosso apresentaram melhor desempenho na avaliação. A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), nos campi de Cuiabá e Sinop, e a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) alcançaram conceito 4, considerado satisfatório pelo MEC.
- Avaliação ruim no Enamed
Mais de 100 cursos de Medicina do país foram mal avaliados no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). Os cursos tiveram notas 1 e 2, consideradas insatisfatórias pelo INEP, e vão ser punidos com restrição no Fies e suspensão de vagas. O número foi divulgado no balanço de resultados do exame, em Brasília, nesta segunda-feira (19).
O Enamed (Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica) é uma prova anual para medir o desempenho dos estudantes e a qualidade do ensino. Ao todo, 351 cursos foram avaliados e 30% estão na faixa considerada insatisfatória.
De acordo com a avaliação:
- 🔴 24 cursos tiveram como resultado o conceito Enade 1, o menor índice;
- 🔴 83 cursos tiveram como resultado o conceito Enade 2.
De acordo com o Inep, participaram da avaliação cerca de 89 mil alunos entre aqueles que estão concluindo a faculdade e em outros semestres.
➡️ Dos alunos concluintes, cerca de 39 mil, que são aqueles que estão perto de chegarem ao mercado de trabalho para atender o público, apenas 67% teve o que o instituto chama de “resultado proficiente”, ou seja, conseguiu mostrar na avaliação conhecimento suficiente.
Por g1 MT
