O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Max Russi, anunciou nesta sexta-feira (23) que o governador Mauro Mendes vai reenviar o Projeto de Lei Complementar nº 57/2025, que trata da promoção de subtenentes da Polícia Militar por ato de bravura. O texto havia sido vetado por erro de comunicação durante a tramitação.
Segundo Max, o equívoco foi identificado após diálogo com o secretário de Segurança Pública, coronel César Roveri, e com o próprio governador, que reconheceram a importância da proposta para corrigir uma distorção histórica na valorização dos militares. “Não é justo deixar apenas os subtenentes de fora. Vamos corrigir um erro histórico”, afirmou o parlamentar.
De acordo com informações divulgadas pelo site Leiagora, todos os deputados votaram favoravelmente à matéria e estavam dispostos a derrubar o veto, caso fosse necessário. Para dar mais celeridade ao processo, no entanto, Max solicitou que o Executivo reenviará o projeto à Casa, com expectativa de votação já no início de fevereiro.
O secretário de Segurança Pública, coronel César Roveri, destacou que a correção atende diretamente às instituições militares. “Conversamos novamente com o governador, que pediu para refazer o projeto. Vamos atender aos nossos subtenentes e fortalecer nossas forças de segurança”, afirmou.
A proposta concede promoção por ato de bravura aos subtenentes da Polícia Militar de Mato Grosso, reconhecendo condutas excepcionais no exercício da função e promovendo maior valorização profissional dentro da corporação.
www.semana7.com.br
