A Academia Nacional de Artes e Ciências de Gravação dos Estados Unidos entrega, no domingo (1º), os prêmios do Grammy Awards 2026. A cerimônia da principal premiação da música mundial acontecerá na Crypto.com Arena, em Los Angeles.
Kendrick Lamar lidera a lista de indicações, com 9 nomeações, incluindo as principais: Álbum do Ano, Canção do Ano e Gravação do Ano. O rapper é seguido por Lady Gaga, com sete indicações e Bad Bunny, Leon Thomas e Sabrina Carpenter, os três contemplados em seis categorias. Confira aqui a lista completa de indicados do Grammy 2026.
Com a proximidade da premiação, a CNN Brasil reuniu as previsões dos principais veículos da imprensa especializada para saber quem está no páreo das categorias mais nobres do Grammy. Veja abaixo:
Álbum do Ano
Na principal categoria da noite, a disputa deve ficar entre “Debí Tirar Más Fotos”, de Bad Bunny, e “Mayhem”, de Lady Gaga. Enquanto o primeiro jogos os holofotes da música sobre a cultura de Porto Rico, o segundo marcou o retorno da protagonista de “Nasce Uma Estrela” ao pop, rendeu uma turnê mundial e um show histórico em Copacabana para mais de 2 milhões de pessoas.
A Pitchfork, veículo especializado em resenhas de músicas, aponta que Lady Gaga levará o prêmio, ainda que Bad Bunny tenha mais méritos. Para o britânico The Guardian, o porto-riquenho deve sair como vencedor. No Gold Derby, ele tem 44,28% de chances de vitória; ela tem 30,35%. Quem diverge é a Billboard, que coloca “GNX”, de Kendrick Lamar, como vencedor.
Gravação do Ano
Dessa vez, o embate deve ser triplo. “Abracadabra” de Lady Gaga, “APT” de Rosé e Bruno Mars e “Luther” de Kendrick Lamar e SZA aparecem como favoritos.
Para a Pitchfork, o grande hit da nova era de Gaga merece a vitória, mas o gramofone vai mesmo para Rosé e Bruno Mars. O Guardian, por outro lado, crava a vitória para Kendrick e SZA, assim como a Billboard. No Gold Derby, “Abracadabra” aparece com 44,02% de chances de levar o prêmio; “Luther” tem 25,30% e “APT.” tem 12,70%.
Canção do Ano
Quem se destaca aqui é “Golden”, da trilha sonora do filme “Guerreiras do K-pop”. Ela lidera as chances de vitória no Gold Derby com 40,41%, deixando “Abracadabra”, “Manchild” de Sabrina Carpenter e “Luther” para trás, com 14,52%, 13,98% e 11,72%, respectivamente.
O hit também é o favorito para a Billboard e o Guardian, que aponta que “DTMF”, de Bad Bunny, é que merecia vencer. Na contramão, A Pitchfork acredita na vitória de “Luther” e entrega o mérito da vitória para “Manchild”.
Artista Revelação
Aqui quem nada de braçada é a britânica Olivia Dean, dona de sucessos como “Man I Need” e “So Easy (To Fall In Love)”. No Gold Derby, o favoritismo fica evidente, já que ela tem 73,63% de chances de vitória. O The Guardian também referenda essa opinião.
A Billboard, por outro lado, aposta na vitória de Leon Thomas; e a Pitchfork indica que o premiado será sombr, apesar de Addison Rae ter mais méritos.
Grammy Awards 2026
A 68ª edição do Grammy Awards acontece no domingo (1º) e terá transmissão ao vivo na TNT e na HBO Max, a partir das 21h30.
Flávio Ismerim, da CNN Brasil
