Jayme acusa Mauro Mendes de marcar convenção sem consultar partido e cobra diálogo

O senador Jayme Campos (União) reagiu à decisão do ex-governador Mauro Mendes de marcar a convenção estadual do União Brasil para 4 de agosto, penúltimo dia do prazo legal, e afirmou que ninguém do partido foi consultado sobre a data.

“Ninguém foi consultado da data. Tem que comunicar a todos do partid”, disse Jayme ao Olhar Direto.

A convenção vai definir o rumo do União Brasil nas eleições de 2026, incluindo a escolha dos candidatos a governador e vice-governador, a formação de coligações majoritárias e as chapas proporcionais. No centro da disputa está a possibilidade de Jayme concorrer ao Governo de Mato Grosso pelo partido ou a sigla permanecer no arco de apoio à reeleição do governador Otaviano Pivetta (Republicanos).

Jayme afirmou que uma decisão desse tamanho não deveria ser tomada de forma isolada pelo comando estadual da legenda e defendeu que a definição da convenção seja construída por meio de diálogo interno.

“Tem que haver um diálogo entre todos para a definição da data”, afirmou o senador. Júlio Campos, Dilmar Dal Bosco e o próprio Jayme vinham defendendo que a convenção ocorresse mais cedo, ou ao menos em uma data intermediária. Pelo calendário eleitoral, os partidos podem realizar convenções entre 20 de julho e 5 de agosto.

Mauro, no entanto, assinou edital convocando o encontro para 4 de agosto, das 17h às 18h, na sede estadual do União Brasil, em Cuiabá. A escolha da data mantém a definição sobre o comando eleitoral do partido para quase o limite do prazo. Caso Jayme consiga vencer a disputa interna, terá apenas um dia para tentar consolidar os próximos passos dentro da federação União Progressistas, articular eventuais alianças e organizar uma candidatura própria ao Palácio Paiaguás.

https://www.olhardireto.com.br/