Jair Bolsonaro (PL) tem acompanhado com interesse as pesquisas eleitorais que apontam o crescimento de seu filho Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à eleição presidencial de outubro.
Segundo apuração da analista política Jussara Soares, da CNN Brasil, o ex-presidente orientou Flávio Bolsonaro a intensificar viagens pelo país para “ganhar o povo”, estratégia semelhante à que ele próprio adotou antes de sua vitória em 2018. Bolsonaro acredita que, se o filho seguir essa recomendação, terá grandes chances de vencer o atual mandatário na próxima disputa presidencial.
Uma preocupação manifestada por Bolsonaro é com a segurança de Flávio durante essas andanças pelo Brasil. O ex-presidente recomendou que o filho senador reforce sua proteção pessoal, temendo que ele possa sofrer algum tipo de ataque semelhante ao que ele próprio enfrentou durante a campanha de 2018, quando foi esfaqueado.
Estratégia para conquistar o eleitorado
Aliados de Flávio Bolsonaro trabalham para apresentá-lo ao eleitorado como alguém que, embora seja um Bolsonaro, possui características próprias e um perfil mais moderado que o do pai. A ideia é mostrá-lo como uma figura que dialoga melhor com diferentes setores, incluindo o mercado financeiro e a classe política, sem perder a identificação com o eleitorado bolsonarista.
Para isso, a equipe do senador planeja elaborar um roteiro de viagens pelo Brasil, seguindo a orientação de Bolsonaro. Recentemente, Flávio retornou ao país após uma longa viagem internacional que incluiu passagens por Israel, Estados Unidos e Europa, e agora deve focar em aumentar sua visibilidade nacional.
O desafio da campanha, segundo pessoas próximas ao senador, será conquistar o eleitorado de centro, já que o cenário atual ainda apresenta uma polarização semelhante à de 2022, com eleitores divididos entre os dois campos políticos. A estratégia visa apresentar Flávio Bolsonaro como uma alternativa que mantém a essência do bolsonarismo, mas com um estilo próprio de fazer política.
