A APAE/SFA – Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Félix do Araguaia-MT, em conjunto com a sua Diretoria, que tem como presidente a Sra. Maíra G. Pequeno, realizou no último sábado, 06 de setembro de 2025, durante toda a manhã, uma OFICINA DE ORIGAMI, o qual foi ministrada aos atendidos pela instituição e aos seus familiares.
ORIGEM DO ORIGAMI
A arte do origami nasceu no Japão no final do século VI, quando o papel, invenção chinesa, foi introduzido no país e começou a ser usado em cerimônias religiosas e rituais. A prática evoluiu para uma forma de expressão artística, tornando-se mais popular com o aumento da produção de papel e a criação de regras de etiqueta para o dobramento, com o livro mais antigo sobre o tema, Hiden Senbazuru Orikata, sendo publicado em 1797.
A oficina foi Ministrada pelo Dr.º Marcos Miranda, que também assessora juridicamente de forma voluntária a entidade, o mesmo relata que aprendeu a arte na sua infância e nunca esqueceu o aprendizado. O Dr. Marcos gentilmente ofereceu a oportunidade de repassar esse conhecimento e mencionou a importância da sociedade em dar sua contribuição a entidades como a APAE, que muito contribui para melhoria do bem estar, socialização e desenvolvimento da clientela atendida.
Houve intensa interação entre os atendidos e seus familiares, além de participação efetiva de toda a administração da APAE, em uma demonstração que a atividade lúdica é extremamente salutar e proporciona melhores condições.
Foram confeccionados os seguintes artesanatos: chapéu, barquinho, pássaro, balão, aviões de vários formatos e estalador.
É muito interessante, proveitoso e emocionante ver o interesse das crianças em algo artesanal, feito de forma manual em um mundo tão ligado a tecnologia e inteligência artificial como o que vivemos hoje.
A APAE-SFA destaca, elogia e parabeniza, os pais, avós, irmãos e responsáveis pela participação expressiva na oficina, participando, interagindo e também aprendendo para repassar a arte milenar do ORIGAMI.
BENEFÍCIOS DO ORIGAMI
O origami proporciona benefícios cognitivos, físicos e psicológicos, como a melhoria da coordenação motora fina, a concentração, a paciência, a criatividade, o raciocínio espacial e a redução do estresse, funcionando como uma atividade relaxante e terapêutica para todas as idades.
Benefícios Cognitivos e de Desenvolvimento
- Estimulação Cognitiva:
Promove o desenvolvimento da concentração, da memória e do raciocínio espacial, ajudando a compreender conceitos como “frente” e “atrás”.
- Criatividade e Imaginação:
O origami é uma excelente forma de explorar a criatividade, permitindo que as pessoas criem novas formas a partir de uma folha de papel.
- Resolução de Problemas:
A necessidade de seguir instruções e superar desafios durante o processo de dobragem pode desenvolver a persistência e a capacidade de aprender com os erros.
- Habilidades Matemáticas:
A prática do origami pode ser uma forma lúdica de introduzir conceitos geométricos.
- Benefícios Físicos
Coordenação Motora Fina: A precisão exigida para fazer as dobras ajuda a desenvolver e aprimorar a destreza manual e a coordenação entre os olhos e as mãos.
Benefícios Psicológicos e Terapêuticos
- Redução do Estresse e Ansiedade:
O ato repetitivo e metódico de dobrar o papel pode ter um efeito calmante, promovendo o relaxamento e a liberação de endorfinas, como uma forma de meditação ativa.
- Aumento da Autoestima:
A conclusão de uma figura de origami traz uma sensação de realização e sucesso, o que pode aumentar a autoconfiança.
- Paciência e Concentração:
A atividade exige paciência para aprender as dobras e foco para executar o processo, além de ajudar a acalmar as “vozes negativas” internas.
- Socialização???????
Em um ambiente de grupo, o origami pode estimular a interação social e o trabalho em equipe.
A APAE informa que mais oficinas serão ofertadas e que disponibilizará a sociedade com prévia antecedência para que todos possam participar!
jreporterdoaraguaia.com