A juíza Yasmin Cavalari determinou, na tarde de sexta-feira (3/10), a proibição da presença de pessoas e veículos, principalmente carros e motos, na praia Quarto Crescente, em Aragarças (GO), na divisa com Mato Grosso.
A decisão foi motivada após a circulação de vídeos nas redes sociais que mostravam veículos sendo conduzidos até a beira do Rio Araguaia, com parte deles chegando a entrar na água. As imagens chegaram ao conhecimento do Poder Judiciário, que acatou a necessidade de intervenção.
A Polícia Militar iniciou ainda na sexta-feira o cumprimento da ordem judicial, posicionando viaturas na Avenida Beira Rio para orientar a população e impedir o acesso à praia.
A temporada de praia já havia sido encerrada este ano. No entanto, o local sofre com a degradação ambiental provocada pela ação humana. Garimpos, desmatamentos e construções irregulares nas margens do rio contribuíram para a redução da faixa de areia, quase eliminando a tradicional praia Quarto Crescente.
O prefeito Ricardo Galvão afirmou que já procurou órgãos ambientais para discutir um plano de recuperação da área, destacando que o processo será demorado e dependerá da conscientização da população.
Araguaia Notícia