UFMT está entre as 50 melhores universidades do país, aponta Folha

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) ocupa a 41º posição no ranking de melhores universidades do Brasil. A lista que abrange 204 instituições brasileiras, tanto públicas como privadas, foi divulgada pela Folha de São Paulo nessa segunda-feira (10). 

Única do estado entre as 100 primeiras posições, a UFMT somou ao total 71.90 pontos. Entre os pontos de análise do Ranking Universitário da Folha (RUF), realizado desde 2012, são considerados o ensino, a pesquisa, a extensão, a produção científica e até a inovação. 

Outra universidade do estado que aparece na lista é a Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (Unemat), que ocupa a 112º posição com 44,60 pontos. Outra instituição que está na lista é a Unic, na 176º posição com 24,34 pontos. 

Somente quatro universidades de Mato Grosso aparecem na lista, a última é a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) com 19,94 pontos, na 186º posição. Como explica a Folha, as universidades líderes e portanto mais bem avaliadas, se mantêm de forma homogênea nos levantamentos ao longo dos anos. Essas estão concentradas no eixo sul-sudeste. 

Entre outras características das 25 que estão no topo da lista destacam-se a localização em grandes centros e a administração pública ou sem fins lucrativos. Outro aspecto dessas instituições é a existência de mais de 50 anos, o que contribui para mais recursos e mais publicações científicas. 

No topo da lista está a Universidade de São Paulo (UPS) com 98,34 pontos, seguida da  Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com 97,99 pontos e em terceiro a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com 96,40 pontos. Confira a lista completa no site da Folha. 

RD News/Semana 7

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial