O ano começa e muita gente já está de olho nos feriados de 2026, especialmente aqueles prolongados que possibilitam fazer viagens curtas. O setor de turismo é o grande beneficiado com tais datas.
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou o calendário oficial de feriados nacionais e pontos facultativos para este ano.
Embora o cronograma seja voltado para o serviço público federal, ele serve como um excelente guia para todo o setor de turismo e para os trabalhadores em geral, já que confirma os feriados nacionais que movimentam hotéis, aeroportos e rodoviárias em todo o país.
O planejamento antecipado é o segredo para conseguir as melhores tarifas de passagens e hospedagem. Em 2026, o calendário conta com várias oportunidades para emendar folgas, especialmente no primeiro semestre, com o Carnaval e feriados em abril e junho, criando janelas perfeitas para viajar.
Em fevereiro temos o Carnaval, que terá ponto facultativo nos dias 16 (segunda-feira) e 17 (terça-feira). A folia se estende até a Quarta-Feira de Cinzas (dia 18), que é ponto facultativo até as 14 horas.
Abril é um dos meses mais recheados para o viajante. Temos a Paixão de Cristo, no dia 3 de abril, sexta-feira (feriado nacional). No dia 8 é aniversário de Cuiabá, feriado municipal. Mais à frente, o dia de Tiradentes, em 21 de abril (feriado nacional), cairá em uma terça-feira. Para os servidores federais, o dia 20 de abril (segunda-feira) foi definido como ponto facultativo, criando um feriadão prolongado.
Maio começa com o Dia Mundial do Trabalho, 1º, feriado nacional numa sexta-feira. Uma ótima oportunidade para uma viagem curta de fim de semana.
Em junho outra excelente oportunidade para o turismo. O dia de Corpus Christi será em 4 de junho (ponto facultativo). Para a administração federal, o dia seguinte, 5 de junho (sexta-feira), também será ponto facultativo, permitindo quatro dias de descanso.
No segundo semestre, celebramos a Independência do Brasil no dia 7 de setembro, feriado nacional que cai numa segunda-feira.
Outubro conta com o feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, no dia 12, e dia 28 de outubro é ponto facultativo em comemoração ao Dia do Servidor Público Federal.
Novembro chega com três feriados nacionais, dia 2 (Finados), 15 Proclamação da República e fechando o mês, dia 20 celebra o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
Para encerrar o ano, as festas tradicionais de Natal, 25 de dezembro e Ano Novo, lembrando que dia 24 e 31 de dezembro são pontos facultativos após as 13 horas.
Rita Comini, editora de A Gazeta
