O ex-governador de Mato Grosso e pré-candidato ao Senado, Mauro Mendes (União Brasil) avaliou como positiva para o governador Otaviano Pivetta (Republicanos) a decisão do prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira (PL), de apoiar sua pré-candidatura ao Governo de Mato Grosso nas eleições de 2026.
A manifestação pública do prefeito chamou atenção por contrariar a decisão do Partido Liberal, que lançou a pré-candidatura do senador Wellington Fagundes ao governo mato-grossense. Questionado sobre o tema, Mauro minimizou eventuais divergências partidárias e afirmou que a decisão faz parte do processo democrático.
“Isso é democracia. Embora você pertença a siglas partidárias, eu particularmente acho que os partidos não fizeram por merecer essa fidelidade ao longo dos anos. Eles não foram fiéis aos princípios, houve muitos equívocos cometidos ao longo dos anos, e o próprio eleitor não está muito atento a isso”, declarou.
Mauro disse não ter conversado com Pivetta sobre o apoio recebido em Rondonópolis, mas avaliou que a escolha do prefeito fortalece o projeto político do vice-governador.
“Eu vejo com muita naturalidade e vejo como um ponto positivo para o Pivetta e um ponto negativo para o Wellington porque lá é a cidade dele, a cidade onde começou sua trajetória política. Ele tem esse vínculo talvez mais forte lá”, afirmou.
Rondonópolis é considerada um dos principais pontos eleitorais de Wellington Fagundes. O senador iniciou sua carreira política no município, onde foi vereador, deputado estadual e prefeito, mantendo forte ligação com a cidade ao longo de sua trajetória.
Adesão de mais prefeitos
Após a entrevista do ex-governador, mais prefeitos do PL declararam apoio a Pivetta. O prefeito de Primavera do Leste (240 km de Cuiabá), Sérgio Manich (PL), e o de Campo Novo do Parecis, Edilson Antônio Piaia (PL), também manifestaram publicamente a preferência de que o atual governador continue no cargo.
