Confresa- Nova iniciativa da CDL +Ação tem objetivo de incentivar uma gestão mais produtiva

No dia 22 de agosto foi realizado um café da tarde com os parceiros da nova iniciativa da CDL +Ação: a campanha + Conhecimento + Qualificação. O intuito é despertar no empregado e empresário a busca por conhecimento como uma chave de mudança para uma gestão mais produtiva da empresa e carreira e vida pessoal: “O que nós pretendemos como grupo de instituições é atingir o máximo participantes, desde o iniciante que quer trabalhar, quem já está trabalhando, ao grande empresário”, disse Klayton Fernandes, presidente da CDL +Ação.

Participaram da reunião Cilmara Freitas, secretária executiva da CDL, Vera Lúcia, gerente do Sicredi Confresa, Polyana Rafaela, coordenadora no IFMT Confresa, Bryzza Cavalcante, coordenadora regional do Sebrae, Marcelo Cavarsan, diretor da Beprof Consultoria, que participou de forma online e Hozayra Holemberg, da franquia Febracis Select.

Klayton citou como exemplo uma conversa que teve com o empresário Hilário Herter, diretor da SEMEC sobre a falta de operadores de máquinas qualificados que através da parceria, empresário + CDL + Sindicato Rural, podemos resolver e beneficiar outras empresas e interessados em trabalhar, a CDL tem o compromisso de fazer o melhor pelo empresariado local e regional e as parcerias é o caminho para sermos mais assertivos e rápidos; Hozayra enfatizou que a dificuldade na contratação da mão de obra afeta não só Confresa, mas outras cidades, como Palmas, onde presta assessoria.

Porém, a forma de enxergar os problemas vem mudando: “A mudança de mentalidade está transformando o mundo”, disse Hozayra, que lembrou que hoje existe uma “guerra de talentos”, em que o funcionário que se destaca, é eficiente e proativo, escolhe a empresa na qual deseja trabalhar, e não o contrário. E para ser disputado pelas empresas, o melhor caminho é o treinamento, a partir dele o colaborador permanece mais tempo na empresa devido ao ganho profissional.

Outro ponto citado por ela foi que a empresa precisa mudar o jeito de se relacionar, priorizar os valores pessoais e só depois investir na qualificação técnica: “As empresas para vender, para fidelizar, é relacionamento, você tem que construir relacionamento, entender de pessoas.”

Na reunião também foi pauta O IFMT de Confresa, que oferece o curso Técnico em Administração e Bryzza Cavalcante falou do Empretec, programa de formação de empreendedores. São combustíveis para quem tem uma veia empreendedora e o objetivo de seguir por esse caminho e fazer crescer o seu negócio; Vera Lucia, gerente do Sicredi reforçou sobre o apoio para contribuir através de estímulos como bons brindes, palestras voltadas para a educação financeira e também apoio financeiro.